Autores do livro Enciclopédia Negra conversam com alunos de jornalismo da ESPM-SP

Luana de Andrade (1º semestre)

Lilia Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes, autores do livro Enciclopédia Negra, participaram de um evento online organizado por alunos do Laboratório de Formatos Híbridos de Jornalismo da ESPM (LabFor) na última quinta- feira, 6 de maio. Na conversa mediada pelo professor André Deak, Lilia e Flávio explicaram os critérios de escolha dos mais de 500 nomes que integram o livro, o maior estudo já publicado no Brasil sobre o tema.

O professor André Deak, coordenador do LabFor, abriu a conversa falando sobre o projeto de mapeamento de personalidades negras importantes para a história do Brasil, que vem sendo realizado por alunos do Laboratório em parceria com a Uneafro e com a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia). Em seguida, os autores do livro falaram sobre os parâmetros adotados para a elaboração da Enciclopédia.

Flávio e Lilia destacaram na conversa a busca pela equidade de gênero e pela inclusão de personalidades de diferentes regiões e gerações. Também pontuaram a preocupação em incluir personagens pouco valorizados. “Pelo menos 60% dos personagens do livro são pouco ou completamente não conhecidos e esse foi o grande ‘barato’ de fazer essa pesquisa ao longo de 5 anos”, contou Flávio Gomes.

Os autores falaram ainda sobre o processo de pesquisa, que envolveu a leitura de documentos de diferentes épocas. Teses, dissertações acadêmicas, jornais e até mesmo relatos orais foram utilizados para a construção dos verbetes que, segundo Lilia, assemelham-se a ensaios.

Por fim, Flávio ressaltou a importância de políticas de ação afirmativa para combater o racismo estrutural e o papel da Enciclopédia Negra como material histórico para ser utilizado em trabalhos posteriores.

Conheça também...