Noite Multimídia premia os melhores projetos de graduação em Jornalismo

No fim de abril, aconteceu a 9ª edição da Noite Multimídia do curso de Jornalismo da ESPM, no auditório Castelo Branco da ESPM Álvaro Alvim. Na ocasião, os Projetos de Graduação em Jornalismo (PGJ) de 2021, indicados ao prêmio de melhores trabalhos do semestre, receberam a condecoração e os principais eventos que marcaram o curso em 2022 foram relembrados. 

Os PGJs premiados do primeiro semestre de 2021 foram: 

Na categoria Revista Digital, o vencedor foi o trabalho das alunas Eduarda Barbosa Farias e Mariana Albernaz Iuata Costa, com o título “Voz: narrativa jornalística digital sobre as questões identitárias na sociedade” e orientação do professor Antônio Rocha Filho.

Na categoria Livro-reportagem, o vencedor foi o trabalho das alunas Bárbara Fava de Moraes e Martina Poelho Vendramini Gutierrez, com o título “Para João, José e Antônio: masculinidades em reconstrução” e orientação da professora Cicélia Pincer Batista.

Na categoria Videodocumentário, o vencedor foi o trabalho de Aline Chalet FerreiraSofia Nunes Aureli e Tiago Belíssimo Tiezzi, com o título “Axé, que seja benzedeira” e orientação da professora Heidy Vargas.

Na categoria Projeto Empreendedor, o vencedor foi o trabalho das alunas Sara Correia de Santana e Yasmin Silva Marcondes, com o título “Todos no mesmo tom: projeto empreendedor de jornalismo e música” e orientação da professora Patrícia Guimarães Gil.

Os PGJs premiados do segundo semestre de 2021 foram:

Na categoria Livro-reportagem, o vencedor foi o trabalho das alunas Ana Paula Moreira Oliveira e Anna Victoria da Silva Paes Barbosa, com o título “A justiça mais injusta: o encarceramento em massa de pessoas negras da periferia de São Paulo” e orientação da professora Francine Altheman.

Também na categoria Livro-reportagem, o vencedor foi o trabalho do aluno Fabrício Guimarães Julião Filho, com o título “Combate à imprensa: como o governo da Venezuela usou a pandemia para elevar a repressão contra jornalistas” e orientação da professora Maria Elisabete Antonioli.

Na categoria Podcast, temos três vencedores, todos orientados pela professora Patrícia Rangel. São eles: 

O trabalho das alunas Amanda Venelli RozenblitBruna Quina Piñeiro e Yasmin Guimarães de Oliveira, com o título “Operação Sapatão: memórias do Stonewall brasileiro”.

Ainda na categoria Podcast, temos o trabalho dos alunos Isabela Aguilar SalvettiLeonardo Tomaz Colerato Alves e Victor Cierro Vieira, com o título “Realidade Geek: X-Men muito mais próximo do que você imagina”.

E também na categoria Podcast, temos o trabalho das alunas Ariel Helena Serafim e Isabelle Ramos Bulla, com o título “Vozes silenciadas: vulnerabilidade feminina”.

Por fim, na categoria Série de Reportagem Multimídia, o vencedor foi o trabalho das alunas Bianca Duarte Pancini MarquesIsabella Trevisan Puccini e Vitória de Lima Sanches, com o título “Nós paulistanos: A diversidade da avenida Paulista traduzida em um site” e orientação da professora Heidy Vargas.  

A Noite Multimídia também destacou os trabalhos vencedores de 2022. Leonardo Colerato foi o vencedor do Prêmio Expocom Sudeste 2022, na categoria programa laboratorial de áudio, com a série de podcasts “REALIDADE GEEK: X-MEN muito mais próximo do que você imagina”. O trabalho é resultado do Projeto de Graduação em Jornalismo (PGJ) de um grupo que também foi composto por Isabela Aguilar Salvetti e Victor Cierro e orientado pela professora Patrícia Rangel. 

Destacou-se ainda a premiação de melhor Projeto de Iniciação Científica de 2022 de Leuni Denoni, sob orientação da professora Francine Altheman, pela conclusão da pesquisa “Teatro e Jornalismo: análise dos processos comunicativos em torno de produções teatrais femininas durante a ditadura no Brasil”.

Outros destaques da noite foram as produções realizadas pelos nossos alunos em audiovisual.

Sob a supervisão da professora Heidy Vargas, “De Carolina a Dandara: duas lutas pelo direito à moradia” trata sobre as experiências de quem vive em ocupações e quem já conseguiu a tão sonhada casa própria. O documentário foi feito pelos alunos do quinto semestre de Jornalismo: Ana Luiza Rigatto, Athos Sacilotto, Isabella Galvão, Carolina Neves, Julia Etrusco, Gabriela Lodi, Maria Clara Bispo.

Ainda dentro das produções em audiovisual, o destaque foi a reportagem especial da aluna do quarto semestre de Jornalismo, Gabriela Schiavo Granadeiro, que trata sobre a qualidade de vida de pessoas com HIV. A proposta da investigação foi compreender como pessoas soropositivas vivem. No especial, David de Oliveira, influencer digital que tem HIV, Thais Renovato, que é mãe e escreveu o livro “5 anos Comigo” e Cristina Novaes, médica infectologista, contribuem para desmistificar os tabus que cercam a doença.

Na Oficina de Fotojornalismo, o destaque foram as produções em conjunto com intercambistas franceses, que produziram textos bilingues, em português e francês. Uma dessas coberturas foi da Exposição “Portinari Para Todos”, no MIS Experience, realizada pela aluna de intercâmbio Eugenie Marcillac e pelos alunos de Jornalismo Julie Lara e Pietro Ceccato.  

Outro destaque da Oficina de Fotojornalismo foram as fotos realizadas no Instituto Moreira Salles, considerado a Casa da Fotografia em São Paulo. A cobertura foi realizada pelas alunas Ana Arakaki, Gabriella Borges, Laís de Lucca e Luíza Vezzá.

O grande lançamento da noite foi a 22ª edição da Revista Plural, que abordou o tema da Tecnologia 5G, e está cheia de novidades. Essa edição contou com um esforço conjunto de duas equipes do Centro Experimental de Jornalismo da ESPM-SP (CeJor). Além da equipe de alunos da Plural, coordenada pela professora Cláudia Bredarioli, essa edição teve a parceria da equipe do LabFor, dirigida pelo professor Paulo Ranieri.

E para finalizar a noite com chave de ouro, o vídeo da Cobertura da Copa do Mundo do Qatar, sob a orientação da professora Patrícia Rangel, com a supervisão no Centro Experimental de Jornalismo de Antônio Rocha Filho, foi exibido para a plateia.

Conheça também...