Leão Renato Pinto Serva Neto

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2017), com a tese “A Fórmula de Emoção na Fotografia de Guerra”, realizada com bolsa da CAPES. Diretor de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, emissora pública e educativa. Pesquisador do Media Lab ESPM. É formado em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Comunicação (PUC-SP, 1982), e Mestre em Comunicação e Semiótica pela mesma PUC-SP (1998), com a dissertação “Tempo de Guerra, Tempo de Jornal” (publicada em livro sob o título “Jornalismo e Desinformação”, ed. Senac, 2001). Completou MBA pela Business School Sao Paulo (BSP, 2008), com a dissertação “O Prefeito como Zelador”, sobre Administração Pública. É autor de vários livros, os mais recentes: “A Desintegração dos Jornais” (Reflexão, 2015) e “Um Tipógrafo na Colônia” (Publifolha, 2015). Realizou com Bolsa Sanduíche da CAPES, entre março e julho de 2017, pesquisa sobre a Coleção de Fotografias da Primeira Guerra Mundial do Arquivo do Instituto Warburg (Universidade de Londres), em Londres. Temas de pesquisa: fotografia, fotografia de guerra, jornalismo, jornalismo de guerra, crítica de mídia, história, Iugoslávia, administração pública, urbanismo, ambientalismo e sustentabilidade. Atualmente dedica-se a pesquisa sobre “Reconhecimento de Emoções através de Expressões Faciais”.