ComCorp inicia 2021 com dois clientes em comunicação corporativa

Giullia Reggiolli, Priscila Antunes, Gustavo Zachary, Giovanna Ruzene e Lena Motta (4º semestre)

A ComCorp, agência experimental de comunicação corporativa da ESPM-SP, inicia neste semestre parceria com duas organizações a fim de implementar estratégias para fortalecer seus relacionamentos com públicos diversos. A escolha dos dois clientes ocorreu após processo seletivo de instituições com projetos sociais. As organizações escolhidas foram a agência de jornalismo de dados Fiquem Sabendo e o Projeto Atalho, que já foi acompanhado pela ComCorp em 2020.

Os trabalhos serão desenvolvidos por alunos do quarto semestre do curso de Jornalismo, sob orientação da professora Patrícia Gil. A ComCorp integra as oficinas do Centro Experimental de Jornalismo da ESPM-SP (CEJor) e atua como um braço de extensão do curso para ações com a comunidade.

Projeto Atalho

A Atalho é uma potencializadora de impacto social. Ela oferece soluções que vão desde a arrecadação de recursos por meio de uma plataforma própria de financiamento coletivo, até serviços de logística e prestação final de contas a doadores. Atualmente, seu foco é em projetos que atendem a população em situação de rua na cidade de São Paulo. Desde março de 2020, quando o site da Atalho foi lançado, a organização já mobilizou 11 campanhas de arrecadação, totalizando R$ 93 mil doados por 740 pessoas. Dentre essas mobilizações, cinco foram voltadas para grupos afetados diretamente pela pandemia de Covid-19. Foi o caso da ação “Despejados”, uma iniciativa com grandes marcas de decoração e mobiliário para ajudar famílias que ficaram desabrigadas.

Fiquem Sabendo

Já a Fiquem Sabendo é uma agência de dados independente e sem fins lucrativos. Especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI), procura revelar dados inéditos a fim de conscientizar a sociedade quanto ao seu direito de exercer o controle dos recursos e serviços públicos. Um de seus principais produtos informativos é a newsletter quinzenal “Don’t LAI to me”, que conta com 5 mil assinaturas. O site da agência possui mais de 600 notícias exclusivas obtidas a partir de solicitações de informação via LAI. Seu conteúdo motivou mais de duas mil reportagens em diversos veículos de comunicação no Brasil.

Durante os próximos meses, o foco da ComCorp será aplicar as estratégias de comunicação já desenvolvidas para a Atalho e adaptá-las ao cenário atual. A Fiquem Sabendo receberá atendimento voltado para novos produtos e projetos de conscientização sobre o uso da LAI.

“A experiência em trabalhar com um projeto inovador em jornalismo, como a Fiquem Sabendo, e uma empresa social, como o Projeto Atalho, representa uma oportunidade ímpar para que os alunos possam aplicar as melhores práticas em comunicação corporativa e contribuir com o crescimento dessas iniciativas”, avalia a professora Patrícia Gil, coordenadora da ComCorp.