ESPM vence Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo

A reportagem de rádio Vontade de viajar foi a vencedora do Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo 2020. Liderada pelo aluno Gustavo Zarchary, a equipe formada por Gabriela Gaeta, Letícia Denoni, Luca Ioni, Melissa Alonso, Nicolas Garrido e Sabryna Grechi, da oficina de Radiojornalismo do curso de Jornalismo da ESPM-SP, produziu uma matéria com o objetivo de falar sobre a expectativa das pessoas em colocar o carro na estrada logo que a pandemia permitir. Além de ganhar o primeiro lugar na categoria Rádio, a reportagem também foi a vencedora geral de todas as categorias do Prêmio Autoinforme.

“Foi uma experiência sensacional. Desde que recebemos o convite para participar da competição, colocamos na cabeça que todos nós daríamos o máximo para produzir a melhor reportagem possível. A cada pesquisa e entrevista realizada, aprendíamos cada vez mais sobre o assunto, aumentando o nosso interesse pelo tema. E tudo isso resultou em um trabalho muito bem executado”, comentou Gustavo Zarchary, do terceiro semestre de Jornalismo.

Ouça a reportagem:

O segundo lugar da categoria rádio, também ficou com a ESPM. A reportagem O carro como serviço, produzida pelos alunos Ana Luiza Rigatto, Ana Carolina Machado, João Pedro Cirilo, Matheus Segato, Patrícia Martins e Pietra Cartiano, abordou como o público jovem vem deixando de ter o encantamento de possuir seu próprio carro e o aumento da procura de outras possibilidades, como fazer a assinatura do veículo, oferecida por locadoras de veículos e seguradoras. Para João Pedro Cirilo, do quarto semestre, que foi o aluno líder da equipe que produziu a reportagem, “foi muito interessante fazer a matéria por analisar a tendência do mercado”. “Para isso fomos buscar fontes especializadas que nos ajudaram a entender como será nossa relação com os carros no futuro”.

Ouça a reportagem:

A professora Patrícia Rangel, responsável pela oficina de Radiojornalismo, uma das 11 oferecidas pelo Centro Experimental de Jornalismo (CEJor), ressaltou “a oportunidade que os alunos têm para desenvolver projetos práticos, que se alinhem com o mercado jornalístico, mas também de experimentar formatos e narrativas inovadoras, como foi o caso da reportagem vencedora”.

Com o objetivo de apresentar aos futuros profissionais o setor automobilístico e levantar as discussões sobre os problemas do transporte e da mobilidade em geral em nosso país, o Prêmio Autoinforme reúne todos os anos estudantes de dezenas de faculdades e universidades em várias cidades brasileiras. Neste ano, o tema, como não poderia deixar de ser, foi a “Mobilidade Pós Pandemia”, propondo aos participantes uma análise da sociedade brasileira diante da pandemia e as tendências no plano da mobilidade. O VII Prêmio Estudantes de Jornalismo Autoinforme Comunicação tem o apoio da Hyundai Motor Brasil.

O júri deste ano, formado por importantes profissionais da mídia especializada e do jornalismo em geral, sendo um deles o jornalista Valmir Salaro, da TV Globo, que participou pela segunda vez do júri. Ele parabenizou os finalistas e disse que, o nível das matérias foi muito bom.