PIC

Construindo conhecimento de maneira integrada ao percurso formativo de estudantes de graduação.

O Programa de Iniciação Científica é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos de graduação do ensino superior. Consiste no desenvolvimento de uma pesquisa durante 12 meses, apoiado por um orientador, versando sobre tema de interesse comum entre estudante e professor.

A ESPM oferece três modalidades de bolsas de Iniciação Científica: bolsas PIC/ESPM, PIBIC/CNPq e Iniciação Científica/FAPESP. Denominam-se PIC os projetos de iniciação científica financiados exclusivamente pela ESPM. Utiliza-se a nomenclatura PIBIC para designar projetos que contam, além do apoio da ESPM, com financiamento e chancela do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal (www.cnpq.br). A FAPESP – Fundação de Amparo do Estado de São Paulo (www.fapesp.br) financia bolsas de estudo do programa de iniciação científica e incentiva o estudante a realizar um estágio de pesquisa no exterior.

Há muitos elementos em comum entre as duas primeiras modalidades de bolsa. O processo seletivo ocorre de maneira unificada, com início da pesquisa em agosto – o PIC, entretanto, tem um processo seletivo adicional, em que são selecionados projetos a se iniciarem em abril. As características do trabalho acadêmico, o tempo de bolsa e os resultados esperados dos estudantes em relação a seus projetos são idênticos. Porém, devido à normatização adicional de um organismo externo à Escola no caso do PIBIC, há algumas especificidades para este tipo de bolsa. Em relação ao processo seletivo da FAPESP, o estudante submete diretamente o projeto à agência de fomento. A solicitação é feita em qualquer época do ano.

Conheça também...