Aula magna aborda o universo dos games

Os ex-alunos do curso de Jornalismo da ESPM-SP Guilherme Somadossi, repórter de  games no Canaltech, e Rafael Costa (foto), fundador e CEO da Good Game Comunicação e da Athena’s e-Sports, foram os convidados da aula magna que ocorreu nesta quarta, 25 de agosto.

Discorrendo sobre o mundo dos games – mercado que teve receita, em 2020, de US$ 126,6 bilhões -, eles apresentaram os dois lados desse universo pela ótica da produção de conteúdo: tanto o da reportagem quanto o da assessoria de comunicação.

Guilherme contou sobre sua experiência e comentou sobre a tendência do Canaltech em atuar com as novas tecnologias. “A gente está tendo uma migração muito forte. No Canaltech tem muita aposta em mobile, com vídeos para o TikTok, por exemplo.” Ele também deu dicas para quem quer se inserir neste mercado. “Use as redes para fazer conteúdos próprios. Mostrar que você sabe dominar essas ferramentas é um grande diferencial. Falem de coisas diferentes. A gente não pode mais bater na tecla da heteronormatividade. O Brasil é um país plural.”

Rafael destacou sua experiência empreendedora com a Good Game Comunicação e, mais recentemente, também com a Athena’s e-Sports, esta última voltada para participação feminina no mundo dos games. Ele ainda creditou esse empreendedorismo às oportunidades que soube aproveitar no período em que curso Jornalismo. “Tem que ter muita perseverança para empreender. Mas toda a experiência que é preciso para empreender, a ESPM fornece. Tem muita possibilidade de troca com os professores, que são muito acessíveis. Na ESPM você constrói um portfólio. Todas as oportunidades que a faculdade oferece vão trazer um algo a mais. Eu nunca recebi um não num emprego. E isso é por causa das oportunidades que a faculdade me trouxe”.