Jornalismo ESPM-SP recebe fórum sobre Liberdade de Imprensa

O fórum da revista Imprensa, nessa sua 13ª edição, contou com a parceria do curso de Jornalismo da ESPM-SP, com o apoio da ABI, e teve como tema inspirador a Liberdade de Imprensa e as novas modalidades de censura na era digital. 
O evento aconteceu em 3 de maio, dia mundial da Liberdade de Imprensa, e teve como abertura a palestra ‘As censuras são várias. A democracia é única’, proferida pelo cientista político Leandro Machado. Foi seguida pelo painel ‘Quais são as novas modalidades de censura?’, com a presença de Ricardo Gandour (ESPM), Sinval de Itacarambi Leão (Imprensa) e Paulo Jerônimo de Souza – Pagê (ABI).
A negação da doutrina da Liberdade de Expressão da qual a Liberdade de Imprensa faz parte é tratada nas constituições da maioria dos países democráticos atuais como eixo estruturante para a existência do estado de direito. Ela é clausula pétrea. Sem ela, a democracia não existe.
Do final da 2ª guerra mundial, com criação da ONU, passando pela guerra fria, a doutrina da Liberdade de Imprensa sofreu ataques ininterruptos seja pelos vencedores da guerra ou pelo colonialismo mantido na África, Leste Asiático e Oriente Médio, assim como pelas ditaduras na América Latina e alhures. Supremacia branca e racista, além de conceitos como soberania, desenvolvimento econômico e a sociedade de consumo, fragilizaram os direitos humanos e a democracia.
A partir desse contexto histórico, o fórum fez uma releitura proativa do estado da arte da Liberdade de Imprensa no século 21, esse já digital, fragmentário, individualista e disruptivo nos costumes.
Para assistir ao evento clique aqui