Inscrições abertas para o 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para o 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Os interessados deverão formalizar a participação até o dia 19 de novembro de 2021. Para concorrer, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível no site do MJDH www.direitoshumanosbr.org.br) e seguir as orientações do regulamento. Serão aceitos trabalhos nas categorias: reportagem, fotografia, rádio, televisão, jornalismo online, crônica, documentário, grande reportagem (livro) e acadêmicos. 

Podem participar do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo profissionais e acadêmicos com reportagens ou materiais publicados, dentro do período estabelecido no regulamento, em veículos de comunicação: jornais, revistas, emissoras de rádio, emissoras de televisão e portais de notícias e sítios da internet. 

Promovida pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), e com apoio Ordem dos Advogados do Brasil Rio Grande do Sul (OAB/RS), da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS), a distinção tem abrangência internacional (as inscrições se estendem também a jornalistas do Uruguai e da Argentina) e estimula, ano a ano, o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações pela defesa dos Direitos Humanos.

A Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel UITA), a Union to Union, instituição sueca que atua pelo fortalecimento dos sindicatos no mundo, e a Caixa de Assistência dos Advogados – RS (CAARS) também apoiam o Prêmio que neste ano destaca a categoria Prêmio Especial: PANDEMIA ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL.

O julgamento dos trabalhos será realizado por uma Comissão Julgadora, composta por um integrante de cada entidade promotora e apoiadora. Como premiação serão conferidos troféus aos primeiros classificados e diplomas aos segundos e terceiros lugares, não havendo premiação em dinheiro. Por conta das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, a entrega dos prêmios ocorrerá online, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do MJDH, no dia 10 de dezembro de 2021, às 20hs, em Porto Alegre. 

Inscrições para o 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo até 19/11

Regulamento e ficha de inscrição: www.direitoshumanosbr.org.br 

Premiação: 10/12/2021

Mais informações: (51) 3221-9130 e (51) 99951-2869