Aluna de Jornalismo tem pesquisa premiada no 10° Semic

Beatriz Rodrigues Araújo, aluna de Jornalismo da ESPM-SP, teve seu artigo premiado na 10° edição do Semic, realizado pela ESPM, para apresentação das Pesquisas de Iniciação Científicas (PIC). Orientada pela professora Cicélia Pincer Batista, Beatriz apresentou o resultado da pesquisa ‘Cultura e periferia: análise do enquadramento da editoria de arte e cultura da Agência Mural de jornalismo das periferias’.

“A ideia da pesquisa sobre o enquadramento da editoria de arte e cultura da Agência Mural surgiu a partir da noção da imagem, muitas vezes, marginalizada das periferias pela mídia hegemônica, que pauta, em sua maioria, as bordas das grandes cidades como lugares ‘carentes’, pobres e violentos. Partindo deste princípio, decidimos analisar a construção e a autoafirmação da identidade dos moradores dessas regiões a partir do jornalismo independente, ou melhor, do jornalismo das periferias”, conta Beatriz. 

Para que o objetivo da pesquisa fosse atingido, ela buscou entender conceitualmente o que é arte e cultura na academia e, posteriormente, o significado desses conceitos para os periféricos. Ao dialogar com autores referência no assunto, como Néstor Garcia Canclini, e também com jornalistas da Agência Mural, descobriu que a cultura nas periferias é plural, híbrida e heterogênea. 

“Com esse entendimento, foi possível desvendar o processo de produção jornalística da Mural – tendo como base a metodologia de enquadramento noticioso. Em outras palavras, entendemos como o impacto da mediação jornalística pode colaborar e interferir na valorização da cultura nas periferias.” 

Assim, como resultado da pesquisa, notou-se que a editoria opta pelo viés da arte como contribuição social, seja realizando uma matéria/reportagem em tom crítico – apontando a falta de suporte e requisitando recursos culturais nestes locais – ou promovendo ações dos coletivos sustentados pelo trabalho comunitário. Tudo isso acontece dando prioridade a voz das periferias e suas manifestações artísticas na construção das narrativas. 

“Desde o início, foi um desafio conciliar a pesquisa com a rotina de estudos da faculdade e, posteriormente, com o estágio. Mas, ter a sensação de descobrir coisas novas e aumentar o repertório é muito boa. E foi melhor ainda quando pude levar a pesquisa para outros lugares, compartilhando minhas descobertas – e aprendendo – com outros pesquisadores, através do Intercom (nas edições de 2020 e 2021) e também no 10° Semic”, diz Beatriz.

“O PIC me fez refletir sobre o exercício do jornalismo e a importância da profissão para a sociedade. Encontrei na pesquisa um espaço para me aprofundar em questões sociais que, na maioria das vezes, passam despercebidas nas redações. É essa experiência que quero levar para a prática e contribuir com o trabalho de colegas de profissão, refletindo sobre a importância de dar espaço para todos, porque eles já têm voz, mas nem sempre são ouvidos pela mídia”, finaliza. 

Conheça também...