ABI convida professor da ESPM para escrever sobre jornalistas LGBTQIAP+

O professor do curso de jornalismo da ESPM-SP, Francisco de Assis, foi convidado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para escrever um artigo sobre a atuação de jornalistas LGBTQIAP+. O convite se deu por causa do Dia Internacional pela Luta Contra Homofobia, celebrado no dia 17 de maio.

O professor ressaltou a importância da descolonização do jornalismo, uma demanda urgente, e destacou o que ele chama de “comunidade de combate”, um grupo cuja ação “desestabiliza as formas tradicionais e faz ver os vícios resultantes de rotinas produtivas controladas e permeadas por constrangimentos”.

A mídia, segundo Assis, tem uma estrutura que ainda exclui e invisibiliza aquilo que difere do padrão normativo. Um exemplo, citado no artigo, é o uso de linguagem inclusiva, conhecida também como linguagem neutra, o que raramente é visto nos textos jornalísticos.

O artigo corrobora que é preciso rever padrões antigo e restritos adotados pelas redações para pensar nessa descolonização do jornalismo, ou seja, um jornalismo atento ao espírito da época.

Leia o artigo completo aqui.