Debate sobre Jornalismo e cidadania apresenta trabalho de ex-alunas sobre homens que praticaram violência doméstica

No ESPM Ahead, evento que marcou a comemoração dos 70 anos da ESPM, a mesa Jornalismo e Cidadania foi mediada pela professora do curso de Jornalismo da ESPM-SP Cicélia Pincer e contou com a presença das jornalistas e ex-alunas da ESPM-SP Bárbara Fava e Martina Gutierrez.

Durante a palestra, Bárbara e Martina contaram sobre o seu trabalho de conclusão de curso, um livro-reportagem com o título Para João, José e Antônio: masculinidades em reconstrução, que traz uma narrativa humanizada sobre a vivência de homens que participam ou participaram de grupos reflexivos para autores de violência doméstica.

A ideia do tema do trabalho se deu a partir de uma palestra assistida pelo então namorado de Bárbara sobre esses grupos reflexivos. Quando ele contou para a namorada sobre a palestra, despertou grande curiosidade sobre o tema, fazendo com que logo a fizesse comentar com sua colega, Martina. 

A princípio, as duas jornalistas achavam que os grupos eram um espaço em que homens que reconhecessem suas masculinidades tóxicas escolhessem participar em busca de melhoras. Entretanto, ao estudar mais sobre tais grupos e frequentar os ambientes, viram que a realidade era totalmente diferente, já que são lugares em que homens autores de violência doméstica são obrigados a frequentar em busca de estimular mudanças e gerar conhecimento. 

As palestrantes comentaram, inclusive, como esse trabalho foi fundamental para a formação de ambas como jornalistas. O fato de praticar o jornalismo cidadão fez com que, segundo elas, se sentissem de fato colaborando para que ocorressem mudanças no mundo por meio da comunicação. 

Martina e Bárbara também citaram a importância de se desprender dos pré-julgamentos e opiniões pré-estabelecidas enquanto realizavam as visitações aos grupos e as entrevistas com os agressores, visto que os ambientes visitados não eram lugares de julgamentos, e sim de aprendizado. As autoras reiteram dizendo que, ao longo do processo, as visões das mesmas sobre o assunto ficaram muito mais amplas, e seus pensamentos sofreram grande mudança durante o trabalho.