Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa é entregue na ESPM

Associação Nacional de Jornais (ANJ) entregou, em 1º de dezembro, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2022 à advogada Taís Gasparian e ao Instituto Tornavoz, do qual ela é diretora e uma das fundadoras. A cerimônia foi realizada no auditório da ESPM Tech. A profissional e o Tornavoz receberam a premiação pela expansão da defesa da liberdade de imprensa em um ambiente de crescentes ameaças e dificuldades ao jornalismo.

No mesmo evento, foi realizado o painel “Liberdade de imprensa: onde estamos e para onde vamos”, com a participação de Taís e dos jornalistas Patrícia Campos Mello, repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo, Marcelo Godoy, repórter especial e colunista de O Estado de S.Paulo, e Renato Andrade, diretor da sucursal de O Globo em São Paulo. O debate foi moderado por Ricardo Gandour, professor de jornalismo da ESPM-SP.

Taís é mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e graduada pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). O Tornavoz se propõe a garantir defesa jurídica especializada àqueles que sofrem processos judiciais em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão, e que tenham dificuldade para contratar e remunerar defesa especializada. A entidade também colabora na promoção do debate e da valorização desses direitos, por meio da participação em processos estratégicos e de ações de conscientização.