Professores da ESPM-SP discutem Jornalismo TikTok, memes e gifs contra a desinformação

O segundo dia do ESPM Ahead contou, entre outras, com a mesa Jornalismo Tik Tok, Memes e Gifs contra a desinformação, mediada pela professora Cláudia Bredarioli, que teve como palestrante o professor André Deak.

A discussão abordou diversos assuntos, como o questionamento aos memes como forma de se fazer jornalismo ou não, já que charges políticas se aproximam muito de memes e fazem parte dos jornais há décadas, geralmente sem muitos questionamentos se deveriam ou não ocupar esse papel jornalístico.

O Tik Tok também foi pauta importante da mesa, quando foram mostrados grandes veículos de informação que utilizam a plataforma para produzir conteúdo, como o Washington Post, o Jornal da Record, entre outros. Essa migração aconteceu, segundo a professora Cláudia, pois “temos que entender que a lógica do entretenimento hoje tem um limite tênue em relação ao jornalismo no ambiente das redes sociais”. Mas, apesar desse movimento estar crescendo, ele ainda está no início. “O jornalismo ainda está descobrindo essa plataforma”, afirmou Bredarioli.

Foi mostrado também o exemplo da Agência Lupa, especialista na checagem de fatos, que recentemente passou a desmentir fake news em seu Tik Tok, conseguindo explicar de forma mais didática os porquês de uma notícia ser ou não verdadeira.

Para ressaltar a importância de saber utilizar essas ferramentas mais modernas, André Deak afirmou: “Não me parece que as redações mais tradicionais são o lugar onde as verdadeiras inovações acontecem”, lembrando uma crítica feita por ele no início da palestra às redações desses grandes veículos, considerando ainda o importante papel dos veículos mais tradicionais nessa falta de inovação, ao falar que “o jornalismo faz parte da sociedade, e grande parte da nossa sociedade é machista e racista”.