Professora de Jornalismo da ESPM-SP media debate sobre a Amazônia e a COP26

A professora de Jornalismo Internacional da ESPM-SP e coordenadora do Amazon Rainforest Journalism Fund, Verónica Goyzueta, vai mediar o debate ‘A Amazônia e a COP26: ligando a floresta e a sala de conferências para jornalistas’, promovido pelo Pulitzer Center com o apoio do Amazon Rainforest Journalism Fund, 28 de outubro, às 11h, com inscrições pelo site. O evento vai trazer uma discussão sobre questões-chave da Conferência do Clima para jornalistas e delegados especializados em meio ambiente: Quais debates climáticos estão relacionados com a Amazônia? Quais são as prováveis linhas divisórias? Em que fontes indígenas, ONGs e do governo os jornalistas devem procurar informações? Os participantes do debate são: Jonathan Watts, presidente do Comitê Consultivo do Amazon RJF, editor global ambiental do The Guardian; Daniela Chiaretti, membro do Comitê Consultivo do Amazon RJF, correspondente do Valor Econômico; Isabela Teixeira, onselheira do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e ex-ministra do Meio Ambiente; Manuel Pulgar-Vidal, líder da Prática Global de Clima e Energia do Fundo Mundial para a Natureza, WWF International. Tradução simultânea será disponibilizada em espanhol e português para este webinar.

Na sequência, a partir das 14h, começa o painel ‘Emergência Amazônica: uma discussão sobre as ameaças que a Amazônia andina e brasileira enfrentam diante das políticas bolsonaristas e da pandemia’, com a participação de Eliane Brum, membro do comitê consultivo Amazon RJF, escritora, jornalista e documentarista; Nelly Luna, membro do comitê consultivo Amazon RJF, editora Ojo Público; e Simon Romero, como moderador, que é membro do comitê consultivo Amazon RJF e correspondente do The New York Times.

O evento continua no dia 29 com a mesa ‘Segurança para jornalistas na Amazônia: painel com Repórteres Sem Fronteiras (RSF)’, seguida da apresentação e discussão dos documentários Verde como el oro e BR acima de tudo.

O Rainforest Journalism Fund visa apoiar e aumentar a capacidade de jornalistas locais, regionais e internacionais que reportam questões relacionadas às florestas tropicais. Uma das três regiões de foco da floresta tropical é a Bacia Amazônica, abrangendo todo o continente da América do Sul.