No último dia 17, aconteceu o 8º Seminário Internacional em Jornalismo, em parceria com a Columbia Journalism School. O seminário teve como tema “O Jornalismo é Ambiental: Responsabilidade e Informação no Combate às Mudanças Climáticas” e contou com a presença de palestrantes internacionais, como Jonathan Watts, correspondente de meio ambiente do The Guardian, e Muriel Alarcón, jornalista chilena e professora da Universidade Católica do Chile.
O evento foi aberto pelo professor José Roberto Whitaker Penteado, da ESPM, e pela professora Elena Cabral, da Columbia. Eles ressaltaram a importância do impacto climático no mundo todo e como a imprensa tem um papel preponderante para informar a população sobre esses eventos, enfatizando o impacto positivo de um espaço com o seminário para se discutir esse assunto.
A primeira mesa do evento discutiu os desafios frente à crise climática global, com a participação de Jonathan Watts, Muriel Alarcón e mediação de Ricardo Gandour, professor da ESPM.
Na segunda parte, a mesa debateu o tema jornalismo e emergências climáticas: a narrativa dos desastres no Brasil, com mediação da professora Verônica Goyzueta. Participaram dessa mesa a jornalista Daniela Chiaretti, repórter especial de Ambiente no Valor Econômico; Leão Serva, correspondente em Londres da TV Cultura; e Marcelo Leite, colunista da Folha de S. Paulo.