AFP oferece curso de checagem para alunos da ESPM-SP

Os alunos e professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP participaram de uma oficina de técnicas de checagem oferecida pela agência internacional de notícias France Presse (AFP). As jornalistas da AFP Luiza Queiroz e Nadia Nasanovsky orientaram os participantes a estarem atentos a vários sinais sobre a veracidade ou não de textos e imagens disponíveis em rede, destacando a importância da prática diante do cenário de proliferação da desinformação que permeia as redes sociais.

Elas apresentaram o trabalho de fact-checking realizado pela AFP e contaram que o processo de checagem de uma informação pode demorar de duas horas a mais de duas semanas para ser realizado.

Na segunda parte da oficina, os alunos puderam experimentar técnicas e ferramentas de buscas reversas de imagens e softwares de geolocalização. As atividades aconteceram em um laboratório da ESPM-SP, com a presença de Luiza para acompanhar as experiências e esclarecer dúvidas. Nadia participou da oficina a distância, por meio de sistema de teleconferência.