Alune de Jornalismo ganha prêmio de iniciação científica

O alune de Jornalismo da ESPM-SP Leuni Denoni foi o vencedor do Prémio de Iniciação Científica da ESPM neste ano, pela conclusão da pesquisa ‘Teatro e Jornalismo: análise dos processos comunicativos em torno de produções teatrais femininas durante a ditadura no Brasil’, orientado pela professora Francine Altheman.

A pesquisa se deu a partir da análise de três dramaturgas da geração de 1969, como forma de reconstruir o cenário do feminismo durante a ditadura no Brasil. “O trabalho é sobre a arte como reconstrução da cena e, mais importante ainda, sobre emancipação política”, diz Leuni.

Para o alune, a pesquisa diz respeito à sua transição. “Eu finalmente transicionei e hoje sou Leuni! Nunca é tarde para ser, transicionar faz parte de nossa emancipação política”, afirma.

Segundo Leuni, este prêmio é sinal de que ele pode ir mais além, “algo que me faz existir sem nenhum pesar”.

A orientadora do trabalho, professora Francine Altheman, também comemorou a conquista. “Estou muito orgulhosa pela trajetória de Leuni e esse prêmio tem um significado muito especial, porque é o resultado de um processo que levou também à emancipação do alune. Isso é muito especial, porque mostra o quanto a pesquisa é uma experiência transformadora. Que bom que podemos incentivar nossos alunos de graduação a serem pesquisadores, a pensarem criticamente e a compreenderem melhor o mundo que os rodeia.”

Conheça também...