Curso de Jornalismo completa 10 anos e tem agenda comemorativa

O curso de graduação em Jornalismo da ESPM completa, em 2021, dez anos de existência. Criado em 2011, com uma proposta inovadora, o curso busca formar profissionais completos, capacitados para atuar no mercado de trabalho, conscientes da importância do papel social do jornalista e atentos aos avanços da sociedade e da tecnologia. Para tanto, busca combinar disciplinas teóricas e práticas.

Nestes dez anos o curso tem se transformado para acompanhar as mudanças no cenário da comunicação, em especial no que diz respeito aos processos de produção e distribuição de conteúdo jornalístico. Um exemplo dessas transformações aconteceu durante a pandemia da Covid-19, em que as atividades do curso foram adaptadas para o ambiente online, sendo realizadas remotamente e ao vivo, com a utilização de novos softwares para criação, edição e publicação de material jornalístico. A prática reflete o que está sendo feito também nos grandes meios de comunicação.

Para comemorar a data, o curso de Jornalismo programou uma série de eventos para este ano. As comemorações tiveram início em março, com a realização da tradicional aula magna. Neste semestre, a aula foi dada por dois ex-alunos do curso, atualmente atuando em grandes veículos jornalísticos: Bianca Gomes, repórter do Estadão, e Gabriel Wainer, editor na GloboNews.

No mês seguinte foi lançado um vídeo comemorativo dos dez anos do curso. Elaborado a partir dos depoimentos de alunos e ex-alunos, o documentário conta a história destes dez anos a partir do ponto de vista dos próprios estudantes e profissionais formados pela ESPM, destacando os aspectos de afeto gerados pela convivência na faculdade.

Para os próximos meses estão previstos outros eventos comemorativos. O primeiro deles, marcado para o fim de junho, é a noite multimídia. Na ocasião será lançada a edição de número 19 da revista Plural, publicação laboratorial semestral feita por alunos. A edição terá como tema os dez anos do curso.

Também será lançado um livro com artigos de professores do curso de Jornalismo. Na publicação, os docentes falam sobre a história do curso, o perfil dos alunos e discutem aspectos específicos de suas áreas de especialização, além de abordar as transformações pelas quais o jornalismo está passando e discutir os desafios do ensino do jornalismo em um cenário em permanente transformação.

Ainda como parte das comemorações, foi criado um logotipo especial para marcar os dez anos do curso.