Daniella Gemignani, repórter da Globonews, participa de aula magna do curso de Jornalismo

A convidada para a Aula Magna do curso de Jornalismo da ESPM-SP, neste segundo semestre de 2023, foi Daniella Gemignani, repórter e apresentadora da GloboNews. Daniella foi aluna da terceira turma do curso e contou aos estudantes sobre suas experiências como repórter da maior emissora do país. 

Daniella começou a palestra contando sobre os desafios da vida de repórter. Segundo ela, o repórter tem que ser flexível e não pode ser apegado à rotina, já que a notícia pode acontecer a qualquer momento. A jornalista da GloboNews ainda ressaltou a importância de ter uma relação ética com as fontes e resguardá-las, quando necessário, para manter um bom relacionamento com elas. 

Para Gemignani, o fator principal na vida do repórter está em seu principal objeto de trabalho. “Faz parte da vida do repórter contar história. Fazer reportagens é contar histórias. Tem basicamente dois pilares para isso. Primeiro a empatia, porque o repórter muitas vezes cobre assuntos muito delicados. Eu não acredito em repórter robô. E, em segundo lugar, perguntar, sempre perguntar, mesmo que você ache que é uma pergunta burra. Não pode achar que sabe tudo, então tem que saber ouvir opiniões diferentes”, ressalta. 

Nesse sentido, Daniella também enfatizou que o jornalista tem que ter repertório para saber perguntar. Então tem que estar bem-informado, assistir a filmes, ouvir músicas, enfim, construir um repertório diverso, o que vale não somente para jornalistas, mas para qualquer ser humano. 

Confira aqui as imagens da palestra e a cobertura que os alunos de Jornalismo fizeram do evento.

Conheça também...