ESPM recebe encontro sobre desinformação na América Latina

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, a ESPM-SP foi palco do quinto encontro presencial do LatamChequea, evento que celebra uma década da iniciativa que fomenta o combate à desinformação na América Latina. O encontro teve o apoio do curso de Jornalismo da ESPM-SP.

Organizado pelo veículo argentino Chequeado em parceria com os brasileiros Aos Fatos, Comprova, Estadão Verifica e Lupa, o evento reuniu dezenas de jornalistas que discutiram temas como tecnologia, inteligência artificial e criação de comunidades na verificação de fatos.

“É muito interessante ver em diferentes países projetos que usam a tecnologia para facilitar o processo de checagem, seja para buscar desinformação ou para construir novos formatos de produto final”, afirma Bárbara Libório, jornalista, professora de jornalismo da ESPM-SP e uma das participantes do evento.

Criada em 2014 pelo Chequeado, a rede LatamChequea reúne 47 organizações de checagem de 21 países e busca compartilhar experiências e ferramentas que contribuam para melhorar a qualidade do debate público e aumentar o impacto da verificação de fatos e do combate à desinformação na América Latina.

Conheça também...