Começa hoje e vai até 11 de agosto o XX Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo.
São duas lives públicas: 17h, pré-fórum da Fenaj, com Zequinha (presidenta da Fenaj), Marcos Paulo Silva (presidente da SBPJor) e Marcelo Bronosky (UEPG/ABEJ). Tema: O futuro da profissão: taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo. uSk
Às 19 horas, haverá a cerimônia de abertura, entrega do prêmio Abej e conferência de Liriam Sponhol, pesquisadora do German Center for Integration and Migration Research (DeZIM)- Alemanha). Tema: Discurso de ódio: quem ataca quem, através de que canal, e com que efeito?
A programação é vasta, contando com a participação de professores da ESPM, segundo informa Erivam Morais de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e ele mesmo professor da ESPM.
Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura e professor da ESPM, irá participar da mesa Vozes do Jornalismo Científico.
A professora Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, irá mediar a mesa ‘Liberdade de expressão dos professores: impactos da erosão democrática no ensino de Jornalismo no Brasil’, com a participação da professora Ivana Ebel, da Universidade de Derby, no Reino Unido.
A conferência de encerramento, com o tema ‘Ensino, jornalismo e democracia: os impactos das fake news na distribuição de conteúdo digital’, será proferida pelo professor Rosental Calmon Alves, do Knight Center for Journalism in the Americas School of Journalism, da Universidade do Texas.