Patrick Ball desvenda padrões de violência em evento na ESPM-SP

A Conferência Brasileira de Análise de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) que ocorreu no campus Álvaro Alvim da ESPM contou com palestra de Patrick Ball, renomado diretor de pesquisas do Human Rights Data Analysis Group (HRDAG). Ele compartilhou sua expertise de 30 anos em análise quantitativa para comissões da verdade e tribunais criminais internacionais.

Ball explorou as diferenças entre padrões estatísticos nos dados brutos e a realidade, utilizando exemplos impactantes, como assassinatos no Iraque e homicídios nos Estados Unidos. O especialista compartilhou métodos para estimar padrões totais de violência, corrigindo subnotificações e considerando vieses, além de estratégias para mitigá-los.

A palestra de Ball também trouxe detalhes dos métodos utilizados pelos mecanismos de justiça de transição na Colômbia, incluindo a Jurisdição Especial para a Paz e a Comissão da Verdade. Esses dados foram fundamentais para conclusões quantitativas da Comissão da Verdade colombiana.

Com uma carreira iniciada em 1991, Ball destaca-se por seu papel fundamental na documentação de violações de direitos humanos em países marcados por ditaduras e conflitos armados, incluindo Iugoslávia, Guatemala e Chade. Sua palestra inédita no Brasil abordou a compreensão de padrões de violência em massa por meio de dados e estatísticas.

Ao longo dos anos, Ball colaborou na implementação de protocolos criptográficos para proteger testemunhas e contribuiu para o desenvolvimento de software de código aberto para coleta de informações sobre violações de direitos humanos. Seus depoimentos em comissões da verdade e tribunais internacionais renderam-lhe prêmios e honrarias.

O Coda.Br, realizado nos dias 18 e 19 de novembro na ESPM-SP, contou com diversos painéis e workshops, destacando temas como justiça, mudanças climáticas, inteligência artificial no jornalismo, gênero, raça e desigualdade.

Conheça também...