FSB Comunicação realiza palestra sobre mídias digitais para alunos da ESPM-SP

Pedro Trigo (4º semestre)

O curso de Jornalismo da ESPM-SP, em parceria com o Grupo FSB, realizou, na última quarta-feira (4), o evento Prigital: as disrupções da nova comunicação. O evento abordou assuntos sobre negócios na internet, publicidade, importância de mapear a redes sociais, gerenciamento de crises, entre outros. Os palestrantes contaram um pouco também sobre a dinâmica e a constante necessidade de evolução que estão presentes no meio das mídias digitais.

Três palestrantes foram responsáveis pelos assuntos abordados no evento: Jaderson Alencar, sócio-diretor de estratégia da FSB comunicação, Pollyana Miranda, diretora de Estratégia Digital da Loures Consultoria, e Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto de Pesquisa da FSB Comunicação e líder do FSB Inteligência. A mediação do encontro foi feita pela professora do curso de jornalismo da ESPM-SP Patrícia Gil.

Alencar falou sobre a importância do trabalho em grupo. “Trabalhar em equipe é unir diversos talentos, diversas formas, diversas personalidades em conjunto. Então trabalhar em equipe é o grande segredo para atingirmos nossos objetivos”, ressaltou.

Tokarski explicou como se deu a consolidação do instituto FSB Pesquisas, que ao longo dos últimos 13 anos atendeu mais de 100 clientes de todos os segmentos de mercado. “A equipe é composta por jornalistas, cientistas políticos e fornecedores, para fazer todos os tipos de pesquisas: pesquisas quantitativas eleitorais, avaliação de governo e pesquisas com grupos de difícil acesso, que é um diferencial do instituto”.

Ele ainda completou dizendo que “fazemos pesquisas com empresários, trackings no congresso, pesquisas com jornalistas, que chamamos de Media Audit, com o intuito de descobrirmos informações relevante e de interesse do cliente”, reforçou.

Pollyana Miranda falou sobre a importância de acompanhar diariamente as redes sociais. “Com o advento das redes sociais, temos que prestar atenção às postagens de nossos clientes, para que não sejam mal interpretadas e nem tiradas de contexto, para evitar problemas posteriores, tanto para nós, quanto para os nossos clientes”, explicou.

O Grupo FSB acredita que não existem barreiras entre a comunicação digital e offline, por isso o nome Prigital. “Impactamos pessoas com mensagens potentes e engajadoras que constroem narrativas verdadeiras para marcas e instituições e trazem resultados reais aos negócios de nossos clientes”, ressalta os palestrantes.

A análise do que é veiculado em qualquer ambiente e que é de interesse ou envolve clientes, a abordagem a cada um dos diferentes veículos e meios de comunicação off ou on, a composição de modelos exclusivos de publicações e conteúdos em parceria com veículos de grande repercussão e o relacionamento com as lideranças e influenciadores estão entre os trabalhos do Grupo FSB, conforme exposto no evento.