Inteligência Artificial é destaque no ESPMovement 2023

O ESPMovement, evento que mobiliza todos os campi da ESPM, ocorreu entre os dias 23 e 25 de outubro na sua edição de 2023. Desta vez, o tema geral foi IA – Inteligência Artificial, nas áreas de atuação dos cursos da Graduação ESPM. 

O evento contou com diversas palestras, rodas de conversa e workshops com profissionais, professores e especialistas no assunto. As ações, durante os três períodos letivos, substituíram as aulas da faculdade, o que permitiu a participação de todo corpo discente, seja presencial ou online, de acordo com suas preferências temáticas.

Uma das palestras, no dia 24 pela manhã, foi a de Gustavo Donato, reitor do centro universitário FEI, mediada por Roberto Camanho, professor da ESPM-SP. Na conferência, chamada “profissionais do amanhã: letramento no futuro, tecnologia e felicidade”, Gustavo destacou a importância das Soft e Hard Skills, da necessidade de ir além do básico e não fazer somente o que é esperado de cada indivíduo. “As Soft Skills são mais difíceis que as Hard. Como você ensina alguém a ser um líder ou um gestor de conflitos? Para ensinar matemática é só aplicar uma fórmula”, afirmou Donato.

No mesmo dia, no auditório Victor Civita, ocorreu a palestra sobre “Produção de conteúdo Jornalístico por meio de IA generativa – riscos, possibilidades e ética”. A apresentação foi comandada por Eduardo Acquarone, pesquisador e consultor de narrativas imersivas, e Cláudia Bredarioli, professora da ESPM-SP. Os debatedores apresentaram os tipos de Inteligência Artificial e os cuidados que os jornalistas devem ter com essas novas tecnologias.

Além das conferências, diversas ativações com o uso de Inteligência Artificial foram instaladas. Como por exemplo, Digital Tatto e Light Room, na entrada do Campus. Veja mais sobre o ESPMovement por meio da cobertura realizada pelo Portal de Jornalismo

Conheça também...