Jornalismo da ESPM-SP lança programa de capacitação de professores da rede pública

O projeto Escola Mídia é uma iniciativa do curso de Jornalismo da ESPM, com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, que tem como objetivo oferecer um curso para professores da rede pública que os capacite a trabalhar com alfabetização midiática com estudantes de ensino fundamental e ensino médio. O conteúdo do programa e as atividades previstas baseiam-se nas diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio – e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Tendo em vista as poucas possibilidades que os jovens brasileiros têm para desenvolver a criticidade de leitura e, ainda, a rápida proliferação da desinformação, acredita-se na importância do papel da escola e do professor no processo de orientação aos alunos. Um dos objetivos principais dessa formação é ajudar os jovens a distinguir corretamente as informações baseadas nos fatos daquelas que não apresentam evidências empíricas ou que induzem a uma interpretação equivocada por estarem descontextualizadas.

Conforme as orientações da Unesco, “ao educar os alunos para se tornarem alfabetizados em mídia e informação, os professores estão cumprindo seu primeiro papel como defensores da cidadania informada e racional e, em segundo lugar, estariam respondendo às mudanças em seu papel como educadores, à medida que o ensino evolui de uma educação centrada no professor a uma educação que se torna mais centrada no aluno”.

Assim o curso foi proposto tendo em vista: 1. Conhecimento e compreensão dos meios de comunicação e informações para discursos democráticos e participação social; 2. Avaliação de textos de mídia e fontes de informação; 3. Produção e uso de mídia e informação.

O curso, gratuito, tem a duração de 9 horas com módulos de 3 horas cada e será oferecido pela plataforma Zoom, a partir de março de 2022. Haverá certificado.