Jornalismo da ESPM-SP vence quatro categorias do Expocom Sudeste

Quatro produções jornalísticas lideradas por alunos de Jornalismo da ESPM-SP foram vencedoras no Prêmio Expocom Sudeste de 2024 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Os trabalhos concorreram com finalistas de toda a região Sudeste e foram apresentados na Unipac, em Barbacena, Minas Gerais. No total, o curso de Jornalismo da ESPM-SP concorreu em 13 categorias.

Os vencedores da etapa regional disputarão o Expocom Nacional com trabalhos de todas as regiões do Brasil. A etapa nacional acontece na Univali, em Balneário Camboriú, em setembro.

O aluno-líder Felipe Dorini Fornazari, vencedor da categoria Agência Júnior, apresentou o trabalho “Centro Experimental de Jornalismo: tecnologia, inovação e conexão”, orientado pelo professor Antônio Rocha Filho. “A experiência de estar em um congresso de Comunicação foi muito boa. Pudemos ver a qualidade do trabalho desenvolvido na ESPM e os diferenciais do nosso curso”, afirma Felipe.

Na categoria Projeto de Assessoria de Imprensa, a aluna-líder Júlia Gomes Farias venceu com o trabalho “Plano de Assessoria de Imprensa para a Fundação Transformar”, orientado pela professora Francine Altheman. “Participar de um evento como o Expocom é gratificante demais. Não apenas por ganhar um prêmio com tamanha relevância, mas também por viver a experiência de apresentar um trabalho que demandou tamanho esforço e dedicação e poder presenciar outros projetos que acrescentam tanto para a nossa formação como jornalistas”, ressalta Júlia. Ela ainda completa: “Vivenciar o Intercom Sudeste 2024 foi uma das experiências mais incríveis que pude acumular na minha trajetória na instituição e agradeço incessantemente a quem tornou isso possível”.

O curso de Jornalismo da ESPM-SP também foi vencedor da categoria Reportagem em vídeo/telejornalismo, com o trabalho “Brasil é o segundo maior país em doadores de órgãos”, orientado pela professora Heidy Vargas, que teve como aluna-líder a estudante Mel Saliba Lopes.

Anderson William Benaglia, aluno-líder do trabalho “Leitura na prisão: páginas que libertam”, levou o prêmio na categoria Documentário Jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio, orientado pela professora Patrícia Rangel.

A coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, Maria Elisabete Antonioli, fez questão de ressaltar que todos os alunos finalistas, independentemente de ganharem o prêmio regional ou não, foram vencedores, porque já haviam passado por uma seleção prévia entre várias instituições de ensino da região Sudeste.

Conheça também...