Jornalismo ESPM conquista quatro prêmios no Expocom Sudeste

O curso de Jornalismo da ESPM-SP conquistou quatro prêmios no Expocom Sudeste, em sua edição de 2023 – uma premiação concedida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom.

Os grandes vencedores foram os alunos-líderes: Bianca Iagizi (com o trabalho Jornalismo e inovação: as novas linguagens a partir da tecnologia, na categoria Agência Junior, orientada pelo professor Antonio Rocha Filho); Marcia Carla Magalhães Andrade (com Não é só cabelo! A transição capilar e o resgate da identidade, na categoria reportagem em áudio, orientada pela professora Patrícia Rangel); Luca Ioni (com Vozes do Nordeste: o protagonismo dos narradores nas transmissões de futebol, na categoria programa laboratorial de rádio, também orientado pela professora Patrícia Rangel); e Maria Fernanda de Oliveira Neves (com ‘Nossa Política’: programa para entender as eleições brasileiras pós ditadura militar, na categoria programa laboratorial de TV, orientado pela professora Heidy Vargas). Na maioria dos casos, eles representaram os grupos que realizaram cada um dos trabalhos, sempre co-autores nas apresentações.

A edição regional deste ano do Expocom foi realizada em Niterói (RJ) e os alunos puderam participar do evento com todo o apoio da ESPM, em uma iniciativa da faculdade de promoção dos trabalhos realizados em disciplinas e oficinas do curso, bem como de oferecer aos estudantes uma oportunidade de participação em um importante congresso na área de Comunicação.

Outros três trabalhos do jornalistambém haviam sido selecionados pela Intercom para participar do prêmio: Luiz Felipe Feitosa Santos (com Precisamos falar sobre Pedro, na categoria grande reportagem em áudio, orientado pela professora Patrícia Rangel); Beatriz Rodrigues Araújo (com Filhos do mundo: o vazio da emancipação, na categoria documentário jornalístico em vídeo e televisão, orientado pela professora Heidy Vargas); e Helena Nascimento Pereira Fortunato (com Vozes do espectro: uma narrativa sobre autismo, na categoria produção audiovisual para mídias digitais, orientado pela professora Patrícia Rangel).