Jornalismo ESPM e Columbia University promovem sétima edição de Seminário Internacional

O curso de Jornalismo da ESPM-SP, em parceria com a Columbia Journalism School, promoveu a sétima edição do Seminário Internacional de Jornalismo, com o tema “Cobertura política, Desinformação e Inteligência Artificial: desafios contemporâneos do jornalismo”. O evento aconteceu na última quarta-feira (04 de outubro), no auditório Philip Kotler, no campus Álvaro Alvim da ESPM. 

O seminário foi aberto pelo diretor-presidente da ESPM, Dalton Pastore, que passou a palavra para José Roberto Whitaker Penteado (foto), ex-presidente da instituição e atual editor da edição brasileira da revista Columbia Journalism Review. Whitaker recebeu o título de professor emérito da ESPM no Seminário do ano passado, tendo em vista suas ações relevantes e dedicação integral ao ensino e pesquisa. Foi ele quem propôs a criação do curso de Jornalismo da ESPM que completou 12 anos em 2023. A abertura também contou com fala de Elena Cabral, da Columbia Journalism School.

O primeiro painel teve como tema “Cobertura política e desinformação”, com os convidados Kyle Pope, editor do Columbia Review -que estava em Nova Iorque e participou da palestra via Zoom-, Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha S.Paulo, e Elena Cabral, da Columbia University, que discutiram sobre os temas de desinformação na política e os principais obstáculos que enfrentarão os futuros jornalistas. A conversa foi mediada por Ricardo Gandour, professor de jornalismo da ESPM-SP, que questionou os palestrantes sobre a vida de repórter, a formação em jornalismo e os obstáculos da desinformação. 

O segundo painel, composto pelo jornalista Antônio Rocha Filho e pela executiva da vice-presidência de Jornalismo da Record, Aline Sordili, e mediado pelo professor da ESPM-SP Edson Capoano, teve como tema “Inteligência Artificial no Jornalismo”. Os convidados discutiram o uso dos recursos em IA no cotidiano da cobertura jornalística e também em instituições de ensino. 

O evento foi encerrado com as falas da professora Cláudia Bredarioli, que apresentou o Seminário, e da coordenadora do curso de Jornalismo, Maria Elisabete Antonioli, que reiterou a homenagem a José Roberto Whitaker Penteado, entusiasta do curso de Jornalismo da ESPM-SP. 

Conheça também...