Jornalismo ESPM-SP sedia Congresso Abraji de 2023

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, um realização do curso de Jornalismo da ESPM e da Abraji, será realizado de 29 de junho a 2 de julho no campus Álvaro Alvim da ESPM-SP. O evento vai debater o impacto da inteligência artificial na comunicação, as complexidades da política no Brasil e no exterior, os bastidores de reportagens investigativas sobre direitos humanos, meio ambiente, violência, corrupção e outros assuntos que ganharam atenção no último ano. As discussões sobre projetos inovadores e técnicas de apuração também são destaques da programação.

Caco Barcellos será o grande homenageado do evento. Repórter da TV Globo com cinco décadas de carreira, mentor de jovens repórteres, ex-correspondente internacional, autor de best-sellers que marcaram a história da profissão e que constam nos currículos das universidades, Caco criou banco de dados, técnicas de investigação inovadoras, pilotou apurações exaustivas, ressignificou o telejornalismo e trouxe à tona informações que revelaram abusos cometidos pelas forças de segurança no país.

Em 2023, a Abraji optou pelo formato híbrido — presencial, com transmissão simultânea on-line de 50% da programação e participação remota de alguns convidados. Na prática, quem estiver acompanhando a transmissão via internet poderá assistir até cinco a seis sessões por horário — sendo duas delas realizadas nos auditórios da ESPM, onde estão programados os temas internacionais e entrevistas nacionais.

São essas as 15 trilhas escolhidas para todo o evento: Jornalismo investigativo e/ou jornalismo colaborativo; Cobertura especializada; Diversidade, equidade e inclusão; Produtos jornalísticos em áudio e vídeo; Ameaças à democracia; Proteção e segurança de jornalistas; Acesso à informação; Jornalismo de dados e técnicas de investigação; Desinformação e checagem de fatos; Provocações; Jornalismo independente e/ou jornalismo local; Modelo de negócios e empreendedorismo no jornalismo; Ciência e meio ambiente; Estudos sobre jornalismo; e Cerimônias e homenagens.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald’s, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais e Trust Project.

18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM – Campus Álvaro Alvim