O olhar construtivista de Rodchenko pelas lentes dos estudantes de Jornalismo da ESPM-SP

Aleksandr Mikhailovich Rodchenko foi um artista plástico, escultor, designer gráfico e fotógrafo russo, sendo considerado um dos fundadores do construtivismo e design moderno na Rússia. Nascido em São Petersburgo, Rodchenko observou a fotografia como a disciplina que melhor expressava a realidade contemporânea da Rússia pós-revolucionária.

Seu diferente olhar foi a inspiração para o trabalho dos alunos do 1° semestre do curso de Jornalismo da ESPM-SP, os quais inseridos num novo contexto social estimulado pela pandemia foram instigados a produzir fotografias com visões distintas.

Com obras socialmente engajadas, inovadores e opostas ao retrato estético da época, o artista acreditava que a fotografia apresentava todos os direitos e méritos necessários para nos atrair como a arte do nosso tempo.  Ao procurar um novo meio de expressão longe da linguagem do passado e desejar documentar a nova realidade social impulsionada pela revolução, o fotógrafo viu e registrou o mundo soviético de outro ângulo.

Confira aqui o ensaio produzido pelos alunos.