Professora de jornalismo dá aula na Universidade de Nottingham Trent

Pelo quinto ano consecutivo, a professora do curso de Jornalismo da ESPM-SP Lúcia Barros Gurney foi convidada a participar da Global Responsability Week, promovida pela Universidade de Nottingham Trent, Inglaterra, onde apresentou a Aula Magna “From Ego to Eco: Mindful Leadership for Sustainability, Profit and the Greater Good” para discutir, como ela afirma, os modos de trazer o mindful para os ambientes de negócios e para as lideranças.

“A cada ano eles colocam uma discussão. E neste ano eles escolheram ter uma discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e como você inspira lideranças a serem responsáveis, a terem esse tipo de compromisso”, disse Lúcia.

Os alunos foram apresentados ao ponto de vista científico do mindfulness, com explicações de como ele pode ser aplicado aos negócios e à inovação para ajudar a criar uma sociedade sustentável.

Lucia explicou que os benefícios do mindfulness foram comprovados com mais de 35 anos de pesquisas científicas em algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard, MIT e Oxford. Em sua palestra, ela investigou como a atenção plena pode mudar o cerébro e o impacto que isso tem no sistema nervoso e as implicações para a tomada de decisões e a felicidade. Ela também explorou o uso da atenção plena para criar uma cultura de liderança e ambientes de negócios compassivos e sustentáveis.

Os alunos foram incentivados a participar de atividades que desafiavam sua maneira atual de pensar e explorar novas maneiras de implementar a atenção plena na vida cotidiana. Lúcia baseou-se em várias teorias diferentes, como a U-Theory, a Comunicação Não-Violenta, a Psicologia Positiva e as descobertas mais atuais da neurociência para discutir conceitos altamente inspiradores de mindfulness.