Professores de Jornalismo da ESPM participam do 22º. Enejor

A professora e coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, Maria Elisabete Antonioli, e o professor de Fotografia e Fotojornalismo do mesmo curso Erivam Morais de Oliveira participaram do 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo, realizado em Manaus (AM), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O 22º Enejor ocorreu paralelamente ao III Congresso de Jornalismo da Amazônia. Foram selecionados 57 trabalhos e distribuídos em 5 Grupos de Pesquisa (GPs) e 1 Grupo de Trabalho (GT), envolvendo a participação de instituições públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, com mais de 100 autores, com destaque para o número de submissões no GT de Pesquisa na Graduação (exclusivo para estudantes de Jornalismo).

Maria Elisabete Antonioli, diretora científica do Enejor e responsável pelo GP de Produção Científica, coordenou a mesa que trouxe trabalhos de reflexão sobre atividades de pesquisa desenvolvidas por professores de jornalismo e pesquisadores e em orientação em outros processos de pesquisa desenvolvidos ou não com estudantes de graduação e pós-graduação.

Ela também esteve à frente da oficina ‘Jornalismo em Redes Sociais’, que abordou como elaborar textos e criar imagens para redes sociais: aspectos técnicos, softwares, linguagens; bem com as características das mídias sociais: aspectos técnicos, público.

Erivam de Oliveira liderou a oficina ‘Fotografia e as Multiplataformas de (in)formação: produção jornalística com smartphone. A atividade teve como objetivo dotar o estudante de conhecimentos éticos, técnicos e estéticos para o registro de imagens com telefone celular para utilização nos meios eletrônicos como Fotografia Panorâmica, Fotografia 360º, Foto-áudio reportagem e Time Lapse, proporcionando o conceito de desterritorialização do espaço-tempo.

Ele também coordenou o GP de Produção Laboratorial e apresentou o trabalho ‘Informação jornalística não aceita manipulação – as diferenças entre o fotojornalismo e a fotografia artística’.

O professor ainda coordenou uma mesa de discussão com o título ‘O fotojornalismo como ferramenta de denúncia e proteção do meio ambiente’, com as presenças de Bruno Kelly (Reuters/Manaus) e Raphael Alves (EFE/Manaus)

A programação do Enejor incluiu o lançamento de livros inéditos, um deles com a autoria do professor Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), homenageado com o Prêmio Abej 2021. Meditsch, apresentou a obra “Comunicação e Pedagogia Emancipatória”, da Editora Insular.

Esse ano o Enejor contou com a participação do conferencista internacional Rogelio Fernández-Reyes, da Universidade de Sevilha (US), com o tema “La comunicación climática y de la biodiversidad en tiempos de multicrisis” (A Comunicação Climática e Biodiversidade em Tempos de Multicrise). Outro destaque foi o professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicação e Artes (USP), que falou sobre fatores que sitiam o Jornalismo, além do professor Eduardo Meditsch com a palestra Diretrizes Nacionais de Jornalismo: dez anos em vigor, hora de repensar?

Os professores e professoras dos cursos de Jornalismo associados à Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo reunidos no 22o ENEJor – Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo, realizado na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, entre os dias 25 e 28 de abril de 2023, de forma híbrida (presencial e remota), consideraram os resultados dos debates promovidos no evento e aprovaram a Carta de Manaus.

O documento defende o retorno da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercício profissional, rigor na fiscalização dos cursos para garantia da qualidade e protagonismo da Abej nos debates a respeito da formação em jornalismo.