Reportagem de aluno da ESPM ganha o Prêmio Mosca 2024

A reportagem “Militares não responderam oficialmente a 152 pedidos de ajuda para os Yanomamis em 2023”, produzida pelo aluno Felipe Vaso Pereira, do 3º semestre de Jornalismo, ganhou o Prêmio Mosca 2024 na categoria universitária. A reportagem, realizada na oficina de Jornalismo Investigativo, sob coordenação da professora Bárbara Libório, mapeou o descaso do Ministério da Defesa com dezenas de pedidos da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) sobre o caso Yanomamis.

O Prêmio Mosca é uma iniciativa da agência Livre.Jor e premia reportagens jornalísticas que usem dados para investigar, denunciar e promover a transparência e o direito de acesso à informação.

A reportagem de Felipe Vaso teve indicação unânime da Comissão Julgadora, que ressaltou que a reportagem demonstrou qualidade ao explorar com eficiência uma hipótese investigativa. Além disso, a entidade elogiou o estudante, autor da matéria, alegando que ele transformou seus achados em uma manchete objetiva, “mas sem abdicar da petulância, daquela canelada bem dada nos poderosos”. 

A reportagem pode ser acessada aqui.

Conheça também...