Vice-presidente de Jornalismo da Record, Antonio Guerreiro destaca importância da área em aula magna

Antonio Guerreiro, vice-presidente da área jornalística da Rede Record, esteve na ESPM-SP para a aula magna do primeiro semestre de 2024 do curso de Jornalismo.

Guerreiro, com 36 anos de carreira na área, trouxe para os alunos uma discussão bastante atual sobre o fazer jornalístico. Para ele, a influência da inteligência artificial generativa tem ajudado a compor os processos de produção das notícias. Mas o executivo também destacou que a base do jornalismo produzido na Record TV é calcada nas seguintes características: ter um olhar digital; traduzir a notícia; usar novas formas de linguagem; se preocupar com a beleza; ser um profissional gentil; pensar na, audiência; e, dar destaque para a exclusividade e o “furo”, como se diz no jargão jornalístico.

Ele ressaltou diversas vezes em sua a importância da leitura e do treino da escrita na formação de novos jornalistas. A palestra contou com a presença de alunos do curso de jornalismo do 1° ao 4° semestre, assim como docentes e a coordenadora, Maria Elisabete Antonioli. De acordo com Antonio Rocha Filho, professor do curso de jornalismo e um dos organizadores do evento, a faculdade busca trazer profissionais do ramo que tenham uma proposta inovadora e possam dar uma ideia da importância da profissão para os estudantes.

Victor Pagnano, estudante do terceiro semestre de jornalismo, afirmou que “achou interessantíssimo o jeito que Guerreiro falou de como até o jornalismo tradicional está tendo que se reinventar por conta das mídias sociais e dos novos meios de comunicação de hoje em dia”.

Durante o evento, alunos demonstraram bastante interesse na aula, ao interagir por meio de diversas perguntas. Pedro Moura, aluno do primeiro semestre de jornalismo, acredita que a aula magna agregou em seu conhecimento geral: “a parte que mais chamou minha atenção foi quando ele (Guerreiro) comentou sobre os ‘loucos’, pessoas criativas dentro do jornalismo, pois me considero um, e isso despertou meu interesse”, afirmou o estudante.