Curso de Jornalismo recebe evento internacional de Educação Midiática

O curso de Jornalismo da ESPM-SP, por meio de sua iniciativa de fomentação da prática para a educação midiática, especialmente nas escolas públicas – o projeto Escola Mídia – recebeu, em 25 de maio, no campus Álvaro Alvim da ESPM, o Encontro Internacional de Educação Midática, que discutiu o tema “Educação Midiática para a Democracia e Equidade Social.’

A realização do encontro, durante um dia inteiro cheio de atividades e com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais que abordam o tema, contou com o apoio para sua realização da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil, e com a participação e organização do Instituto Palavra Aberta.

Mobilizados pelos desafios que a cultura digital impõe à sociedade contemporânea, com novos formatos e linguagens, que impactam o acesso, a produção e a distribuição de informações na atualidade, além da ameaça representada pela desinformação, fake news e discursos de ódio, pulverizados nesse contexto de superabundância de informações, entendemos a necessidade de ampliar espaços e estratégias de educação para democracia.

Nesse contexto, a educação midiática cumpre um papel fundamental para a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e éticos em sua relação com as mídias e com a informação – em qualquer idade de seu desenvolvimento humano –, sendo um pilar da democracia e da justiça social. O evento se desenrolou ao longo de um dia inteiro de palestras e atividades com presenças ilustres como a da Profa. Renee Hobbs (Media Education Lab / EUA) -foto-, Michelle Cullia Lipkin (Namle / EUA), Paolo Celot (EAVI / UE) e Sofia Peters (Movilizatorio/ Colômbia), além do secretário de Direitos Digitais e Educação Midiática do governo federal, João Brant, entre outros convidados.

As apresentações foram seguidas de mesas de discussão lideradas por professores e pesquisadores da área para conversar sobre políticas públicas, práticas pedagógicas, o papel das organizações da sociedade civil e do jornalismo diante desse cenário. As rodas de conversa foram ricas e produtivas, trazendo diferentes olhares de comunicadores, educadores e educomunicadores de diversas partes do Brasil.

Na mesa de Jornalismo, a coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, Maria Elisabete Antonioli, recebeu uma equipe de professores da rede pública de São José do Rio Preto que vieram nos prestigiar depois de depois anos que passamos juntos em aulas online dentro do programa do curso Escola Mídia.

Conheça também...